SUBSTITUIR OS OVOS EM RECEITAS

Para muitas receitas não é necessário substituir os ovos, basta não adicioná-los. Para outras, os ovos cumprem um papel específico – dar liga, emulsificar, fermentar, engrossar, humidificar. Para cada função, há um substituto vegetal!
Como temos muitas opções de substitutos para ovos, organizamos algumas opções de acordo com a sua função:
  • Semente de linhaça: a semente ou farinha de linhaça pode ser utilizada para dar liga na receita. Para cada ovo, misture 1 colher de sopa de linhaça com 3 colheres de sopa de água e deixe a linhaça hidratar por 20 minutos até formar uma “pasta”. Essa pasta pode ser utilizada em bolos, pães, panquecas e afins.
  • Semente de chia: a semente de chia funciona como a linhaça, para dar liga na receita. Para cada ovo, misture 1 colher de sopa de chia com 3 colheres de sopa de água e deixe a chia hidratar por 20 minutos até formar uma “baba”. Essa baba pode ser utilizada em bolos, pães, panquecas e afins.
  • Farinha de grão-de-bico: funciona maravilhosamente bem para dar liga em receitas como de grãomelete, hambúrgueres, pães, bolinhos e afins.
  • Ágar-ágar: funciona como estabilizante. Para cada ovo, misture 1 colher de sopa de ágar-ágar em pó com 4 colheres de sopa de água fervendo, leve a mistura à frigorífico e deixe gelar até adquirir consistência. Bata novamente a mistura para chegar a uma gelatina que funciona para dar liga nas receitas.
  • Água e farinha: a mistura de água com farinha é perfeita para panar. Formam uma casquinha super crocante e gostosa (aproveite os seus temperos preferidos para deixar ainda melhor).
  • Bicarbonato de sódio com vinagre: funciona muito bem para deixar a receita leve e macia, para bolos, por exemplo. Para cada ovo, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 1 colher de sopa de vinagre de maçã/branco.
  • Banana amassada: funciona para humedecer a receita, preferencialmente em receitas doces como bolos, panquecas e biscoitos/bolachas. Para cada ovo, utilize 1-2 bananas amassadas.
  • Puré de maçã: funciona para humedecer a receita. Para cada ovo, utilize 1/4 de xícara de puré de maçã (maçã cozida e amassada/processada até ficar em puré).
  • Puré de abóbora: funciona para humedecer a receita. Para cada ovo, utilize 1/4 de xícara de puré de abóbora (abóbora cozida e amassada/processada até ficar em puré).
  • Puré de abacate: funciona para humedecer a receita. Para cada ovo, utilize 1/4 de xícara de puré de abacate.
  • Aquafaba: é a água de cozimento do grão-de-bico. Funciona maravilhosamente para fazer uma mistura muito semelhante às claras em c, que pode ser utilizada em merengues e mousses.
  • Sal negro: o sal negro tem cheiro e sabor de enxofre, devido a sua origem vulcânica, que deixa os alimentos com um gosto muito semelhante ao de ovo. Perfeito para substituir o sabor, apesar de não cumprir nenhuma função extra.

Receitas

 
Panquecas 
Panquecas 
Quem não adora uma deliciosa torre de panquecas?
Omeleta de grão-de-bico 
Omeleta de grão-de-bico 
É possível fazer uma omelete sem ovos? É sim e nós mostramos como. 
Tofu Mexido 
Tofu Mexido 
Para um pequeno almoço cheio de proteína, um brunch ou mesmo um almoço. Simples e rápido de fazer. 

Aceita mudar o mundo connosco?

Comece a mudar o mundo, um dia a seguir ao outro, todos os dias, durante um mês.
Quero apoiar o Desafio